Levantamento mostra quais sâo as principais preocupações dos catarinenses em relação à carreira. Confira as dicas na íntegra:
Vale a pena manter uma rede de relacionamentos? Mesmo empregado, você deve manter seu currículo atualizado? Como se relacionar com funcionários da concorrência? Como medir sua competitividade no mercado? É correto fazer leilão do seu emprego entre duas empresas? Como se livrar de fofocas no trabalho? Essas e outras questões, levantadas diariamente por profissionais catarinenses, encontram respostas num levantamento inédito realizado pela CC&G Gestão de Pessoas, de Joinville, empresa que atua há 15 anos na gestão estratégica de pessoas. As orientações às dúvidas têm como base a atuação prática da CC&G em áreas como gestão por competências, educação corporativa, outsourcing de RH e executive search.
A pesquisa foi elaborada pela consultora e diretora da CC&G, Lise Steigleder Chaves. “Buscamos ouvir as principais dúvidas e anseios de profissionais catarinenses em relação à carreira. A partir das principais questões levantadas, produzimos uma relação de dicas para quem busca orientações sobre carreira e comportamento no trabalho”, informa.
De acordo com a consultora, o momento atual é bastante positivo para carreiras, pois os modelos de gestão adotados pelas empresas nunca valorizaram tanto as competências e a qualificação. “As empresas sabem que só irão adiante se contarem com pessoas motivadas, capacitadas e que, acima de tudo, tenham vontade de crescer e de contribuir com o crescimento delas. O lucro de uma empresa não é mais proporcionado pelos produtos, mas pelas pessoas que nela atuam, em toda a sua cadeia produtiva”, afirma Lise.
De acordo com Lise, o segredo do sucesso está na reciprocidade entre empresas e funcionários. “Quando existe esse equilíbrio, em que a empresa está satisfeita com você e você está motivado, criam-se as melhores condições para o crescimento tanto de um, como de outro. Por isso é preciso investir sempre na gestão do conhecimento, para que você possa fazer parte do processo estratégico da empresa”, diz.
GESTÃO POR COMPETÊNCIAS
“A essência do trabalho da CC&G é conectar as pessoas à geração dos resultados desejados pelos clientes, levando a gestão do capital humano a um nível estratégico, provendo o diagnóstico e apontando soluções específicas e customizadas”, assinala a diretora Lise Steigleder Chaves. Com uma equipe 18 pessoas, todas com graduação, a CC&G tem uma carteira de clientes formada por empresas como Perdigão, Multibrás e Embraco (Whirlpool), Remy, WEG, Wetzel, Datasul, Fabio Perini, Frank, Termotécnica, Unimed entre outras. “As empresas catarinenses valorizam muito o profissionalismo e buscam sempre as melhores parcerias para identificação e contratação de talentos. Elas investem para a disseminação de suas culturas e conhecimentos, pois têm a consciência de que são as pessoas que fazem o sucesso de um negócio”, avalia Lise.
Com clientes nos estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, a CC&G tem entre suas especialidades a gestão por competências, método que identifica e estimula a carreira de profissionais dentro das empresas a partir de talentos demonstrados. “As empresas sabem que a execução de suas estratégias passa pelo envolvimento e pelas condições de crescimento por parte dos funcionários, que devem estar aptos a assumir novas responsabilidades. Depois de terem suas competências identificadas, os funcionários passam a ter uma atenção especial”, explica Lise.
A gestão de competências é uma metodologia de gestão de pessoas e negócios que, baseada nas competências necessárias à organização, estrutura e gerencia os processos existentes, atuando desde o mapeamento das competências até o estabelecimento de processos de desenvolvimento. Garante o vínculo da gestão das pessoas com as necessidades do negócio e estratégias da organização.
O sistema mede as competências apresentadas pelos profissionais da empresa, fornecendo insumos para processos de seleção, sucessão, promoção e qualificação. Fornece aos gestores a informação de quem é quem na organização e a melhor forma de utilização do seu potencial para cada dimensão do negócio, alocando-as para exercerem seus conhecimentos e habilidades, resultando em atitudes pró-ativas e no trabalho alinhado com as estratégias da empresa. É realizado com metodologias reconhecidas, em sintonia com as melhores práticas, proporcionando amostragem acurada a respeito do perfil dos profissionais.
A CC&G atua também na identificação e captação de profissionais especializados e executivos, conforme o perfil técnico e comportamental estabelecido pela organização. Também presta serviços nas áreas de outplacement, preparação para a aposentadoria, diagnósticos de recursos humanos, pesquisas, clima organizacional, processos de avaliação e programas de remuneração variável.
COMO IMPULSIONAR SUA CARREIRA
A seguir, as principais orientações produzidas pela CC&G a partir de dúvidas levantadas por profissionais catarinenses:
Devo atualizar meu currículo mesmo estando empregado?
Mesmo estando empregado, você deve manter seu currículo atualizado. Procure atualizá-lo pelo menos uma vez por ano, colocando nele as principais atividades realizadas. O simples ato de atualizar o currículo serve para que você constate o quanto sua carreira está estagnada ou não.
Mesmo com um emprego estável, devo me preocupar com minha carreira?
Mesmo estando empregado há dez ou 20 anos e que a empresa esteja satisfeita com seu desempenho, você deve se preocupar com a carreira. Você precisa ter em mente que uma carreira é um processo contínuo e que o futuro sempre será incerto. Por isso, semeie hoje cuidados com a sua carreira que você poderá colher no futuro.
Se não aceitar um curso pago pela empresa, ficarei mal visto?
Leve em conta que, no futuro, talvez esse benefício não volte a ser oferecido a você e, além disso, poderá aparecer uma oportunidade em que o curso poderia ter lhe habilitado a assumir novos desafios.
Devo manter uma rede de relacionamentos? Como tratar com colegas que trabalham na concorrência?
Uma rede de relacionamentos é sempre fundamental para qualquer carreira, pois abre portas no futuro, caso seja necessário. O relacionamento com colegas da concorrência é salutar, desde que respeitados alguns limites, como o sigilo em relação a assuntos estratégicos e internos da empresa.
Se meu chefe souber que falo com concorrentes, serei demitido?
Não, desde que você haja com responsabilidade, não repassando informações sobre a empresa, evitando fofocas sobre comportamentos pessoais. Demonstre sempre segurança e adote uma conduta ética em seu ambiente de trabalho e, com certeza, a empresa terá confiança em você mesmo que você converse com os concorrentes.
Como saber se esta na hora de mudar de emprego?
A hora de mudar começa a se materializar quando nos sentimos cansados, desmotivados e passamos a falar sobre essa situação com amigos, familiares e superiores. Caso não surjam novas perspectivas, então é hora de mudar.
Como saber se continuo competitivo no mercado?
O caminho mais confortável é quando você é procurado ou indicado para novas funções dentro ou fora da empresa, fruto de sua visibilidade no mercado. Caso você esteja empregado, a melhor opção é conversar com um especialista. Se estiver procurando emprego, cadastre-se nos bancos de talentos e responda a anúncios de emprego para avaliar a receptividade.
Se estiver procurando um novo emprego, devo abrir o jogo com o meu chefe?
Depende. Você precisa avaliar os riscos e deve levar em conta o suporte financeiro caso a empresa decida dispensá-lo por causa disso. Mas nunca faça isso como forma de chantagem para tentar arrancar aumentos de sua atual empresa, pois você se verá desempregado e desprestigiado.
Posso barganhar aumento informando sobre o interesse de outra empresa?
Não. O leilão costuma não funcionar nas empresas. Se seu problema é remuneração, converse francamente com seu chefe, mostre o quanto tem trazido de resultados e peça aumento como reconhecimento. Somente depois disso, informe sobre sua decisão de sair não tendo como causa principal uma outra oferta, mas pela não valorização da empresa em relação ao seu desempenho.
Meus colegas continuam trabalhando após o expediente. Devo imitá-los para ser valorizado?
Se você consegue executar suas tarefas ou mesmo antecipá-las, não há motivos para ficar depois do expediente. O importante é que seu trabalho seja qualitativamente bem avaliado.
Como devo me posicionar caso seja alvo de fofocas?
A questão é delicada. Nunca faça queixas a seu superior. Se necessário, informe a ele de forma assertiva e direta. Não use e-mails e nem escreva nada em suas respostas a respeito. Mostre que você quer cortar o assunto e solicite à empresa providências caso a pessoa que está originando a fofoca não desista.
Fonte: Noticenter em 07/11/2007
Contabilidade Financeira
Dinheirama
Avaliação de Empresas
Concursos
Gestão
Revistas Contábeis Eletrônicas
Livros de Finanças Pessoais
- Pai Rico Pai Pobre
- Como Se Transformar em um Operador e Investidor de Sucesso
- O Homem mais Rico da Babilônia
- Independência Financeira: O Guia do Pai Rico
- Investimentos: Como Administrar Melhor Seu Dinheiro
- Os Axiomas de Zurique
- O Monge e o Executivo: uma História sobre a Essência da Liderança
- Pai Rico: O Guia de Investimentos
- Os Segredos da Bolsa
- Seu Imóvel: Como Comprar Bem
- Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes
- Opções: do Tradicional ao Exótico
- Pai Rico, Pai Pobre: para Jovens
- Como Ficar Rico: Sem Cortar o Cartão de Crédito
- Imóveis: Como Investir e Ganhar Muito Dinheiro
* Essa é a lista dos preferidos dos visitantes do Clube do Pai Rico.
- Como Se Transformar em um Operador e Investidor de Sucesso
- O Homem mais Rico da Babilônia
- Independência Financeira: O Guia do Pai Rico
- Investimentos: Como Administrar Melhor Seu Dinheiro
- O Monge e o Executivo: uma História sobre a Essência da Liderança
- Pai Rico: O Guia de Investimentos
- Os Segredos da Bolsa
- Seu Imóvel: Como Comprar Bem
- Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes
- Opções: do Tradicional ao Exótico
- Pai Rico, Pai Pobre: para Jovens
- Como Ficar Rico: Sem Cortar o Cartão de Crédito
- Imóveis: Como Investir e Ganhar Muito Dinheiro
* Essa é a lista dos preferidos dos visitantes do Clube do Pai Rico.
www.ClubedoPaiRico.com.br
Conjuntura Contábil
quarta-feira
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário