Contabilidade Financeira

Dinheirama

Avaliação de Empresas

Concursos

Gestão

www.ClubedoPaiRico.com.br

Conjuntura Contábil

 

quarta-feira

AVALIAÇÃO DA LIQUIDEZ DAS EMPRESAS ATRAVÉS DA ANÁLISE DA DEMONSTRAÇÃO DE FLUXOS DE CAIXA

Dentre as principais alterações previstas na legislação societária inclui-se a substituição da demonstração das origens e aplicações de recursos pela demonstração de fluxos de caixa (DFC), que apresentam finalidades até certo ponto distintas.

Apenas divulgada no país por algumas raras companhias, a DFC permanece pouco explorada no tocante a seu formato de exposição por categorias de atividades, seus métodos de elaboração do fluxo de caixa gerado pelas operações e, principalmente, sua utilização para fins de análise da liquidez das organizações.

A utilização de quocientes extraídos de relações entre valores da DFC facilita a interpretação da situação financeira da empresa, sendo o fluxo de caixa operacional a medida absoluta mais relevante mostrada no relatório.

Esses índices foram classificados em quatro categorias distintas, cujos propósitos variam da avaliação da capacidade de pagamento do negócio até a determinação das taxas de recuperação (retorno) de caixa.

De modo a demonstrar a viabilidade da análise financeira com base na DFC, foram calculados e interpretados os quocientes extraídos dos relatórios publicados pelas empresas CVRD e CEMIG, para dois anos consecutivos.

Por fim, foram expostas algumas linhas de pesquisa, e ressaltada a questão inerente à classificação dos fluxos de caixa entre as atividades operacionais, de financiamento e de investimento, um problema que os órgãos normativos terão de enfrentar em momento próximo.

Autores:
Roberto Braga
José Augusto Veiga da Costa Marques
Fonte: Revista Contabilidade & Finanças
NÚMERO 25 (Janeiro/Abril de 2001)
ARTIGO

Nenhum comentário:

Notícias BOVESPA