A responsabilidade social das organizações é um tema que tem despertado interesse no ambiente empresarial e em todos os grupos preocupados com a melhoria da qualidade de vida. Neste contexto, grandes empresas passaram a adotar políticas de investimento social. É o caso da Bunge, a maior empresa de Santa Catarina, que realizou um convênio com o curso de Turismo e Lazer da Universidade Regional de Blumenau (Furb) visando desenvolver atividades práticas de responsabilidade sócio-ambiental.
A união entre Bunge e Furb é foco do artigo sobre o projeto de extensão “Empresa-Universidade: Uma parceria em prol da responsabilidade social”, desenvolvido pelas professoras Ivana Maria Pedreira e Rachel Aparecida de Oliveira e pela acadêmica de Turismo e Lazer da Furb, Tayana Becker. O trabalho foi premiado como o melhor dentre os apresentados durante o IX Seminário Internacional de Turismo (SIT), que aconteceu no mês passado, em Curitiba (PR).
O estudo mostra as vantagens para cada uma das partes envolvidas com a parceria. A Bunge beneficia colaboradores e seus familiares e a comunidade local, que é contemplada pelos eventos que visam à promoção do lazer, da sustentabilidade e o bem-estar social. Os acadêmicos têm a oportunidade de se envolver em atividades práticas, que possibilitam um maior aprendizado e desenvolvimento dos seus potenciais criativos e a experiência de participar de atividades de responsabilidade sócio-ambiental.
Para Tayana, todo o processo foi uma grande oportunidade de colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula. “Essa parceria entre Bunge e Furb foi uma das melhores formas de alcançar crescimento profissional. A própria renovação do contrato demonstra a satisfação das partes envolvidas”, destaca a acadêmica.
Esses convênios entre empresas e entidades ou instituições do setor turístico têm se mostrado uma boa alternativa para facilitar o alcance da responsabilidade social, uma vez que a união faz aumentar as possibilidades de ambas as partes envolvidas atingirem mais facilmente os resultados esperados. Foi o que aconteceu entre a Bunge e a Furb.
O SURGIMENTO DA UNIÃO
Com a evolução do processo de globalização, os consumidores tornaram-se mais exigentes em relação a vários quesitos, principalmente com aqueles relacionados à responsabilidade social das empresas. Embora as organizações não sejam pressionadas por nenhum instrumento legal para desenvolverem esses tipos de ações, a pressão dos consumidores as levou a repensarem boa parte de seus planejamentos, que passaram a privilegiar não só os ganhos financeiros, mas também o compromisso com a sociedade.
Essa exigência do público consumidor está fazendo com que as empresas se transformem em entidades que se relacionam com todos os outros agentes socioeconômicos, tendo, portanto, direitos e deveres que vão além das obrigações legais. A fim de cumprir com essas obrigações, a Bunge decidiu desenvolver projetos e ações que estimulem as melhores práticas de proteção ambiental e proporcionem atividades de lazer e recreação para os colaboradores e a comunidade local.
Para isso, a empresa estabeleceu, no início de 2006, uma parceria com o curso de Turismo e Lazer da Furb, que aliou a necessidade da Bunge em realizar atividades de responsabilidade sócio-ambientais com a busca de experiência pelos acadêmicos na disciplina de Gestão de Eventos. O objetivo almejado pela empresa era promover a sua imagem pública, estando ao lado de ações que fossem enriquecedoras para a comunidade e que trouxessem contribuições significativas tanto para quem as promove quanto para o público envolvido.
OS RESULTADOS
O projeto de parceria entre Bunge e Furb foi renovado este ano devido aos resultados positivos alcançados. Dentre eles se destacam a realização de eventos no Centro de Divulgação Ambiental e Lazer (CDAL), um espaço próprio da empresa. Esses eventos visam, em médio e longo prazo, o bem-estar físico, mental e social dos colaboradores, seus familiares e da comunidade onde a Bunge está inserida.
A empresa também mantém, atualmente, diversas iniciativas para proteger e restaurar ecossistemas e espécies nativas. A Reserva Figueira Branca faz parte dessa proposta. A área tem 300 hectares e é destinada à preservação de espécies nativas e a uso em atividades de educação ambiental da Mata Atlântica. O processo foi iniciado com a identificação da flora e fauna existentes por meio da ação técnica de pesquisadores da Furb. O resultado da parceria foi a identificação de rica biodiversidade do local e um plano de manejo para utilização em atividades de pesquisa e educação ambiental. Agora o objetivo é a homologação da área como Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN).
Outra ação realizada foi o “Troque lixo por livro”, evento inédito no Brasil e que tem por objetivo incentivar a educação ambiental e a difusão da cultura. A Bunge doa para o projeto os resíduos recicláveis de sua fábrica e a venda desse material financia a produção de livros e CDs que são distribuídos em escolas. Os alunos podem trocar um quilo de resíduos recicláveis trazidos de sua casa por um livro. O material recolhido pelas crianças é comercializado e parte do seu valor fica com a escola.
Só em 2006 foram realizados dois eventos para a troca, reunindo um total de 16 escolas participantes, 2.700 crianças atendidas e 5.673 quilos de resíduos recicláveis arrecadados. O curso de Turismo e Lazer participou com a logística e operacionalização no lançamento do projeto, totalizando 56 horas de atividades práticas em organização e gestão de eventos. A Noite Italiana, um evento que visa a promoção e o resgate dessa cultura, também foi destaque. O projeto foi organizado por Tayana e executado pelo CDAL em parceria com empresas da região.
Também podem ser destacados como resultados obtidos, além dos eventos que reforçaram a integração entre os colaboradores da Bunge, o conhecimento e a habilidade práticos possibilitados pelo apoio logístico dado na realização de eventos institucionais e de educação ambiental no desenvolvimento das atividades de gestão das instalações da CDAL e a sua referida agenda de eventos.
Ainda da parceria entre as instituições surgiu a Semana do Meio Ambiente, que promoveu a exposição de fauna silvestre e palestras que estimularam o desenvolvimento da consciência ecológica entre os membros da comunidade interna e externa à empresa. Até hoje, os eventos abrangeram cerca de 31 mil participantes, contribuindo na execução de projetos que visam o desenvolvimento humano, social e ambiental.
Fonte: Noticenter em 10/10/2007
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