Contabilidade Financeira

Dinheirama

Avaliação de Empresas

Concursos

Gestão

www.ClubedoPaiRico.com.br

Conjuntura Contábil

 

sexta-feira

Grande Jussara

Ontem falei com Sardenberg na CBN sobre tarifas bancárias. O foco era o Star, o Sistema de Divulgação de Tarifas de Serviços Financeiros da Febraban, uma página na internet em que os bancos divulgam o valor das tarifas cobradas em diversos serviços. O sistema é muito bom, mas ainda tem poucos bancos cadastrados.

Eu e Sardenberg navegamos na página e falamos no ar a diferença de tarifas em alguns bancos. Citamos como exemplo a anuidade de cartão de crédito. O Unibanco aparece com tarifa zero. Falamos isso no ar.

A Jussara, nossa ouvinte, na mesma hora enviou um e-mail para o Sardenberg dizendo o seguinte: “A Mara acaba de dizer que o Unibanco não cobra tarifa de cartão de crédito, mas estou aqui com a minha fatura na mão, vencida hoje e existe a cobrança de anuidade nos valores de...”.

Quando recebi o e-mail enviei para o Unibanco e para a própria Febraban.

Resposta da Febraban: os números que os bancos enviam são de responsabilidade dos próprios bancos e não da Febraban.

Resposta do Unibanco: temos 70 cartões de crédito, o que está na homepage da Febraban não cobra tarifa.

Eu tenho certeza de que o episódio provocado pela Jussara já teve e vai continuar a ter repercussões dentro da própria Febraban. Neste momento em que há um debate entre Febraban e governo sobre tarifas bancárias é fundamental que o cliente participe.

O argumento da Febraban é que o governo não precisa “tabelar” as tarifas. É necessário apenas ter transparência e a concorrência entre os bancos se encarrega em baixar essas tarifas, diz a Febraban e por isso criaram o Star. Mas como é possível ter transparência se as informações dos banco não são confiáveis?

Para a história ficar linda, a Jussara agora tem que mandar um e-mail para o Banco Central e à Febraban dizendo que o Unibanco presta uma informação no Star que não corresponde a verdade. Depois ela tem que ligar para o próprio Unibanco e dizer que quer trocar de cartão. Abre mão do que cobra anuidade e procura um com tarifa zero. Se ele não fizer a mudança, ela tem que trocar de cartão.

Tudo isso dá um trabalho danado. Mas vale a pena. Eu fiz umas contas navegando no Star. Acredite, tem gente que chega a gastar mais de R$ 1 mil com tarifas bancárias. Além da economia pessoal, ainda contribuímos para melhorar as práticas no sistema financeiro.
Você já fez uma visita ao Star? Sabe quanto gasta com tarifas bancárias? O site é www.febraban.com.br no lado direito da página tem um caminho para o Star.

Fonte: Blog da Mara Luquet em 27/09/2007
Texto: Mara Luquet

Nenhum comentário:

Notícias BOVESPA