Contabilidade Financeira

Dinheirama

Avaliação de Empresas

Concursos

Gestão

www.ClubedoPaiRico.com.br

Conjuntura Contábil

 

sexta-feira

O IPO é simplesmente a abertura de ações da empresa na Bolsa?

E aqueles executivos que possuem ações, podem simplesmente trabalhar para valorizar ou aumentar o resultado do negócio e vender essas ações depois?

André Siqueira, gerente de Homebroker da Fator Corretora:

Para responder suas perguntas vamos especificar dois pontos, um é o IPO propriamente e um outro é o conceito de Stock Option. O IPO (do inglês Initial Public Offering) é nomeado no Brasil de Oferta Pública Inicial, ou seja, denomina o processo feito por uma determinada empresa em ofertar parte de suas ações no mercado de capitais. Tal oferta é um meio desta empresa em captar recursos para investimento, desta forma, novos sócios são admitidos à empresa - justamente os adquirentes das ações ofertadas no IPO - e a empresa realiza uma captação de recursos.

No que se refere a captação de recursos pela empresa, faz-se uma oferta primária de ações, ou seja, há um aumento de capital da empresa através da emissão de novas ações que são adquiridas no IPO. Há também, no caso de um IPO a possibilidade da oferta incluir ações de acionistas da empresa, neste caso não há captação de recurso para o caixa da empresa. Esta outra modalidade de oferta pública é nomeada oferta secundária, e pode ser utilizada para que a empresa faça uma exposição de sua marca no mercado e ganhe visibilidade.

Portanto, quando se faz uma Oferta Pública Inicial (IPO) a mesma poderá ser através de uma oferta primária, havendo captação de recursos para a empresa, ou como uma oferta secundária, não havendo captação de recursos - o valor arrecadado é dos sócios vendedores das ações. Ressalta-se que em um IPO pode haver uma oferta mista envolvendo as duas possibilidades acima. Sobre a referência feita sobre os executivos que trabalham para valorizar e aumentar o resultado dos negócios, e que obteriam ganho na venda das ações, este processo é denominado Stock Option.

O princípio deste processo é simples, as empresas fazem uma distribuição, segundo um determinado critério, de ações de emissão da mesma para seus funcionários e determinam um preço de aquisição das ações. Alternativamente, as empresas podem assegurar aos seus funcionários opções de compra das ações da empresa por um preço pré-determinado, e em caso de IPO, os funcionários adquiririam as ações e poderiam vender no mercado de capitais, geralmente as empresas oferecem condições de preço vantajosas.

Fonte: Portal Exame.

Nenhum comentário:

Notícias BOVESPA