Contabilidade Financeira

Dinheirama

Avaliação de Empresas

Concursos

Gestão

www.ClubedoPaiRico.com.br

Conjuntura Contábil

 

segunda-feira

Empresário e contador, uma parceria eficaz

Uma empresa sem contabilidade é uma empresa sem histórico, sem identidade e sem as mínimas condições de sobreviver ou de planejar seu crescimento, seu futuro.

As funções de um contador não se limitam a apurar os impostos, registrar funcionários e manter a contabilidade em dia. O contador deve contribuir com todas as áreas da empresa com o objetivo de oferecer ao empresário as ferramentas necessárias para a preservação do seu patrimônio e a gestão dos negócios, orientando-o e auxiliando-o quando preciso. Ele deve ter informações que lhe ofereça condições para avaliar o desempenho e os resultados da empresa, não só da apuração dos resultados mensais, mas de que maneira ele foi alcançado.

Na maioria dos casos, o contador está preparado para auxiliá-lo na definição de seu negócio como também nas decisões diárias, mas o empresário não deve deixar a decisão que é sua para o contador. Saiba quais informações será necessário solicitar ao seu contador para que haja uma correta tomada de decisão. A seguir faremos algumas colocações para o empresário que depende totalmente de um contador ou escritório de contabilidade para manter sua empresa dentro da lei e rentável:

* Certificar-se mensalmente se os livros fiscais foram escriturados e os impostos calculados e recolhidos dentro dos prazos especificados pelos órgãos governamentais (federal, estadual e municipal) se for o caso. Guarde as originais, se não as fotocópias, destes impostos em arquivo em separado e de fácil acesso na empresa.

* Solicitar mensalmente o volume de compras e o estoque atualizado em quantidades e valor, pois este será o seu termômetro para novas compras ou atender aos pedidos extras.

* Solicitar da mesma forma o volume de vendas e o estoque em quantidades e valor, que lhe servirá de parâmetro para planejar sua produção, vendas ou serviços.

* Solicitar um fluxo de caixa (entradas e saídas de dinheiro) com saldo bancário diário atualizado; o fluxo de caixa deve detalhar as entradas (receita das vendas da empresa, descontos obtidos, entre outros) e as saídas (despesas diversas, impostos a pagar, pró-labore, etc.) para que este instrumento financeiro o auxilie a analisar e planejar as finanças de sua empresa.

* Solicitar mensalmente um balancete contábil, ou uma previsão mais perto da realidade, para saber o lucro do mês, isto vai lhe dar um parâmetro, para verificar se o seu preço de venda foi calculado corretamente ou se suas despesas não estão além do planejado.

* Pedir ao contador informações sobre o regime tributário adotado por sua empresa (Lucro Presumido ou Lucro Real) e qual é o mais apropriado para que se pague menos imposto, se isto não for verificado e corrigido dentro dos prazos permitidos pela legislação, você poderá estar perdendo dinheiro.

Assim, o empresário, com estas informações em mãos, deverá sentar-se com seu contador pelo menos uma vez por mês para a avaliação do desempenho da empresa, comparando sempre com meses anteriores.
Cobre mais desses profissionais, pois eles são treinados para ajudá-lo e assessorá-lo no seu negócio. Este pequeno custo vai lhe trazer grandes benefícios.

Fonte: Portal da Classe Contábil
Autor: Alisson Guimarães Vasconcelos
Acadêmico do curso de Ciências Contábeis/UVA e membro da Empresa Júnior de Consultoria Contábil (EJCCONT)

Nenhum comentário:

Notícias BOVESPA